Início | Notícias | Cursos | Vinificação do CST Viticultura e Enologia

Vinificação do CST Viticultura e Enologia

capa

Os alunos da Viticultura e Enologia (CSTVE), do Campus Pelotas Visconde da Graça, tiveram o retorno das férias antecipado neste ano. Em 14 de fevereiro, deram início à vinificação da safra 2018 num esforço integrado junto aos docentes do Curso.

Uma das determinantes da antecipação das atividades é a condição climática peculiar de cada ano que baliza a maturação da uva e direciona o início da produção dos vinhos. Outra determinante, não menos importante, é a participação dos alunos nesse processo indispensável à formação do enólogo.

Os calouros recém-chegados são distribuídos e ciceroneados em grupos mesclados por integrantes de todos os semestres e que recebem supervisão constante dos professores envolvidos. Estes grupos têm autonomia de decisão para a elaboração de diversas etapas do vinho branco, rosé, tinto e suco de uva, a partir das variedades Trebbiano, Cabernet Sauvignon e Bordô.

Motivados pela oportunidade de realizar em pequena escala o que irão enfrentar na vitivinicultura, os alunos têm se mostrado muito concentrados e engajados. A vinificação irá prosseguir por todo o ano com diversas atividades práticas relacionadas a distintos conteúdos, que irão contribuir para a construção do conhecimento e desenvolvimento dos futuros profissionais.

Última atualização (Sex, 02 de Março de 2018 11:04)