Início | Notícias | Cursos | CaVG nas Eleições 2018

CaVG nas Eleições 2018

cavg nas eleiesEstá marcada para o dia 18 de abril, às 14h, a primeira atividade do Projeto de Ensino intitulado "CaVG nas Eleições 2018", idealizado e coordenado pelas professoras Andréia Orsato e Mryam Siqueira da Cunha, da área de Ciências Humanas e Sociais do IFSul - Câmpus Visconde da Graça, cujo objetivo é permitir que estudantes da escola aproximem-se de temas relacionados à política nos seus vários aspectos, por meio de palestras seguidas de debates, considerando ser essa temática fundamental para o exercício pleno da cidadania.

Vivemos um processo constante de desdemocratização no país, o qual pode ser verificado a partir das reformas educacionais, da venda do patrimônio público, do cerceamento à liberdade de expressão, livre pensamento e de cátedra, intervenções militares na segurança pública, perda de direitos trabalhistas historicamente conquistados, entre outros, que abalam os fundamentos do Estado democrático de direito.

É nesse contexto que chegamos às vésperas das eleições 2018 nas quais estarão em disputa cargos para o Executivo e o Legislativo nos níveis federal e estadual. Frente a isso, entende-se como imperioso que a escola, como espaço privilegiado de reflexão crítica, de troca de saberes, experiências e local de aprimoramento dos conhecimentos teóricos, possa dedicar parte de seu tempo à reflexão sobre as consequências do Golpe de 2016 e o cenário político em que ocorrerão as eleições de 2018.

O projeto prevê quatro encontros ao longo do ano. Para o primeiro semestre estão agendadas as seguintes atividades:

Atividade 1:
Tema: "A democracia brasileira à luz do Golpe de 2016"
Palestrantes: Prof. Dr. Carlos Artur Gallo Cabrera (UFPel) e Prof. Ms. Eliézer Oliveira (IFSUL/Câmpus Santana do Livramento) - Das 14h às 15h30min no Miniauditório do câmpus

Atividade 2:
Tema: "O fantasma de 1964 ronda as eleições de 2018"
Palestrantes: Profa. Dra. Alessandra Gasparotto (UFPel) e Prof. Renato Della Vechia (UCPel) - Das 10h30min às 12h no Miniauditório do câmpus

Última atualização (Ter, 10 de Abril de 2018 10:53)