Portal do Governo Brasileiro
Últimas notícias
Início | Notícias | Cursos | Segunda edição do Fashion Revolution em Pelotas

Segunda edição do Fashion Revolution em Pelotas

30581303 831591003692234 8103549659059847168 nA segunda edição Fashion Revolution em Pelotas ocorre de 24 a 28 de abril. Este ano a programação conta com palestra, oficinas, workshops, feira criativa e roda de conversa. As atividades discutirão o trabalho escravo na moda, a necessidade de transparência na cadeia produtiva e aproximarão os participantes dos processos manuais de confecção.


Este ano o movimento discute o que mudou após 5 anos da tragédia causada pelo desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava diversas confecções. Em Pelotas a representante do Fashion Revolution é a professora do Curso de Design de Moda do IFSul, Frantieska Schneid. A coordenadora do evento é Camila Oliveira, a equipe criativa é dirigida por Nathália Grill. Voluntários dos cursos de Design de Moda da UCPel e CaVG/IFSul e Técnico em Vestuário do CaVG/IFSul fazem parte da equipe organizadora. Os parceiros da edição são IF-Sul, Secult, Sanep, UCPel, Cine UFPel e Allmofada’s.

 

Sobre o movimento:


Dia 24 de abril de 2013 foi um dia marcante para a história da moda. O desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava diversas confecções, matou mais de mil pessoas e deixou mais de 2500 ficaram gravemente feridas. O desastre fez com que as pessoas olhassem com mais atenção à cadeia de produção da moda, ao modelo fast fashion e às pessoas por trás das roupas que vestimos. Foi nesse contexto que o Fashion Revolution, movimento global presente em mais de 90 países. Para marcar esses cinco anos, a campanha de 2018 traz o tema: 5 anos após Rana Plaza.

 

Programação:


A abertura oficial do evento, dia 24 às 19h, acontece na reitoria do IFSul. No mesmo local ocorre o workshop de bordado manual, dia 25, às 14h. A programação do dia segue com oficinas às 14h no CaVG, e de Serigrafia – às 19h no Centro de Artes da UFPel. No dia 26 é a vez do Workshop de Styling com reaproveitamento de peças, às 14h na UCPel, e da exibição do filme River Blue, às 19h no Cine UFPel. A obra trata sobre a poluição dos rios causada pelo processo de tingimento de tecidos. Após o filme acontece uma roda de conversa.
No último dia é a vez do evento principal, uma feira criativa que vai reunir 22 marcas e 12 brechós para apresentar o trabalho realizado na cidade. Quem for ao local também vai encontrar uma edição especial da Feira do Rolo, uma arara colaborativa - para troca de roupas em bom estado, além de conferir uma exposição fotográfica que registra os trabalhadores que produzem as peças comercializadas, ligada ao questionamento do movimento: “Quem fez minhas roupas?”

Local: Secult – Secretaria Municipal de Cultura - Praça Coronel Pedro Osório, nº 2

Mais informações sobre o evento no Facebook e no site do Fashion Revolution Brasil.

 
FacebookTwitter