Início | Notícias | Cursos | Projeto de Ensino “CaVG nas eleições 2018”

Projeto de Ensino “CaVG nas eleições 2018”

cavg nas eleiesMini-auditório lotado, alunos atentos e debate de alto nível marcaram a segunda atividade do Projeto de Ensino “CaVG nas eleições 2018”, cuja temática motivadora foi “O fantasma de 1964 ronda as eleições de 2018”. As palestras foram proferidas pela professora do Departamento de História da UFPel, Doutora Alessandra Gasparotto e pelo professor da área de Ciência Política da UCPel, Doutor Renato Della Vechia, os quais apresentaram para o debate questões como: análise de conjuntura política do período 1963/1964, conceito de golpe de Estado,  ditadura civil-militar - suas características e principais desdobramentos, bem como, a organização e funcionamento das instituições democráticas.

Igualmente, traçaram semelhanças e diferenças em relação ao atual contexto político brasileiro analisando aspectos relativos à geopolítica que têm influenciado o momento que antecede as eleições de 2018. Mais uma vez, o envolvimento e participação dos estudantes no debate demonstraram o quanto a discussão sobre política, em seus mais variados aspectos, é um tema que motiva, além de ser necessária e essencial para a construção de uma sociedade democrática, responsabilidade de toda escola pública de qualidade. Tendo a certeza que o projeto vem contribuindo para esse intento, no segundo semestre serão realizadas mais duas atividades, que serão oportunamente divulgadas. Por ora, agradecemos a todos que democraticamente participaram desse espaço de debate.

Última atualização (Qua, 20 de Junho de 2018 13:52)