Início | Notícias | Cursos | CaVG nas Eleições 2018

CaVG nas Eleições 2018

logo projetoOcorreu na quarta-feira (12), nas dependências do CTG do Câmpus Pelotas-Visconde da Graça, a terceira atividade do projeto de ensino "CAVG nas eleições 2018". Estiveram presentes representantes de partidos políticos que disputam a Presidência da República no pleito eleitoral deste ano, apresentando e debatendo com a comunidade acadêmica do câmpus os projetos políticos nacionais em disputa. Com o CTG lotado do início ao fim do evento, público atento e representantes partidários dispostos a dialogar, tivemos a oportunidade de aprofundar uma gama de temas relativos aos programas de governos dos seguintes partidos:

NOVO, PDT, PSOL, PT e REDE. O representante do PSL participou da etapa de apresentação, porém, ausentou-se antes do início dos blocos de perguntas elaboradas por estudantes e docentes. Como encerramento da atividade, o mediador, jornalista Pablo Rodrigues, elaborou uma questão que foi respondida por todos os membros partidários versando sobre o papel do Estado na educação. Essa proposta de interação entre comunidade acadêmica e partidos políticos permitiu aos presentes perceberem as semelhanças e diferenças entre eles a partir dos mais variados aspectos: Estado, sistema eleitoral e partidário, dívida pública, minorias, educação, economia, orçamento público, saúde, entre outros.
Essa proposta de diálogo sobre política dentro da escola foi inovadora no câmpus e, considerando a repercussão externa e interna, o alto nível de debate, o interesse da comunidade pelo assunto, as solicitações de realização de mais atividade nesses moldes, as organizadoras, professoras Andréia Orsato e Myriam Cunha, entendem que o projeto de ensino "CAVG nas eleições 2018" tem cumprido seu objetivo de aproximar os estudantes dos temas relacionados à política. Política que, além de ser a esfera central da vida em sociedade, é uma temática que precisa ser discutida na escola, considerando ser fundamental para o exercício da cidadania e para a constituição de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Clique aqui para mais informações.

Última atualização (Seg, 17 de Setembro de 2018 08:58)