Início | Notícias | Cursos | Intercâmbio Moçambique/Brasil

Intercâmbio Moçambique/Brasil

capa  O Câmpus Visconde da Graça, hospedou quatro Professoras moçambicanas entre os dias 20 de outubro e 19 de novembro que vieram ao Brasil visando realizar intercâmbio na formação agrícola, com a cooperação da República Popular de Moçambique e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). As educadoras foram recebidas e instaladas no Câmpus que ficou responsável pela hospedagem, alimentação e convívio.

Durante esse período em Pelotas, algumas atividades foram realizadas dentro e fora do CaVG com o auxílio e acompanhamento de servidores do câmpus. Conforme a programação de atividades, as professoras participaram de várias oficinas. Clique aqui para visualizar a programação.

Benilde Arsénia Sequeira Nhabomba Malunguisse, licenciada em Engenharia Agrícola pelo Instituto Superior Politécnico de Manica na opção de Agro-Negócios, alega: “Foi uma boa experiência para mim, visto que adquiri vários conhecimentos e habilidades técnicas que irão contribuir positivamente no desempenho das atividades e no meu crescimento profissional".

Já a Lola Lito Raul, formada em Ciências Agrárias no Instituto Agrário de Balama, agradece pela atenção: "A instituição hospedeira foi além das nossas expectativas e esperamos ansiosamente voltar para mais um aprendizado".

Dando continuidade, Anezia Suzete Issa Saide, formada em Comunicação e Extensão Rural na Universidade Eduardo Mondlane, na escola Superior de Desenvolvimento Rural e que atualmente trabalha no Instituto Agrário de Balama, confirma que: "Foi muito gratificante fazer parte da família CaVG, mesmo que seja por um curto período de tempo. Pessoas acolhedoras e prestativas. O nosso agradecimento é enorme para a Direção".

Para encerrar, Clotilde Luciano Colaço Ramboia, licenciada em Ciências Agrárias, reconhece a atenção que obtiveram: "Voltamos com cargas de conhecimento e iremos implementar nas nossas instituições e esperamos voltar para fins acadêmicos e com projetos construtivos. Mostraremos a vocês que viemos ao Câmpus para aprender."

Nesta segunda-feira (19), o CaVG recebeu os professores André da Costa, Taise Buske e o Técnico em Agropecuária Maurício Anastácio do Câmpus Santa Rosa do Sul, do Instituto Federal Catarinense - IFC. O objetivo da visita foi o de conhecer a programação das atividades e realizar a interação com as professoras de Moçambique, que a partir de hoje, encerram suas atividades no CaVG e iniciam nova jornada da capacitação no Câmpus Catarinense.

O Diretor Geral do CaVG, professor Álvaro Nebel, manifestou sua satisfação com a realização do convênio de capacitação das professoras e afirmou que: "Foi gratificante ter o apoio dos professores e técnicos administrativos que atuaram nas oficinas. O CaVG mostrou um pouco de todas as suas potencialidades e a participação de todos foi fundamental para o êxito da ação. Fizemos algo inédito no câmpus, da hospedagem à organização de mais de 30 oficinas ou visitas técnicas durante 30 dias de permanência das professoras. O envolvimento da comunidade CaVG superou as expectativas e neste momento só temos agradecimentos a fazer. Aos que atuaram nas oficinas/visitas, DIREN, COSUP, Gabinete, Coordenadorias de Agricultura, Zootecnia e Agroindústria, enfim, todos foram muito importantes no sucesso da ação". Finalizou fazendo ainda um agradecimento especial à Vice-Reitora, Prof° Adriane Menezes, ao Reitor, Prof. Flávio Nunes, ao Diretor de Assuntos Internacionais, César Augusto Azevedo Nogueira e a Pró-Reitora de Administração, Daniela Lopes, pelo apoio na concretização da ação.

Última atualização (Ter, 20 de Novembro de 2018 10:29)