Início | Notícias | Cursos | Projeto de extensão “Várzea em Movimento” realiza sua 4ª edição do dia de campo

Projeto de extensão “Várzea em Movimento” realiza sua 4ª edição do dia de campo

capa1Nos dias 27 e 28/02/19 aconteceu no Câmpus Pelotas Visconde da Graça uma das ações do projeto de extensão “Várzea em Movimento” através da realização de dois dias de campo com o objetivo de promover a troca de informações e conhecimentos sobre as culturas de arroz, soja e milho em solos de várzea. No primeiro dia, destinado a atender os estudantes do câmpus, bem como estudantes de escolas agrícolas e universidades da região contou-se com um público de aproximadamente 350 pessoas.

Ainda neste dia, estiveram prestigiando o evento as seguintes autoridades do IFSul, o Reitor em exercício Rodrigo Nascimento da Silva, a Diretora de Políticas de Ensino e Inclusão Veridiana Krolow Bosenbecker, e representando a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Edgar Antônio Costa Mattarredona e Rafael Madruga Pereira.2

No segundo dia foram recebidos cerca de 180 produtores rurais e um grupo de estudantes do Câmpus Bagé/IFSul acompanhados pelo professor Carlos Eduardo Schaedler, interessados em conhecer as novas tecnologias para áreas de várzea.

Em sua 4ª edição, fruto da parceria com a empresa Plantécnica Soluções Agrícolas Ltda, a estrutura dos dias de campo contou com sete (7) estações e exposição de tecnologias no que tange os temas cultivares, manejos fisiológico, nutricional e fitossanitário para as culturas em áreas de várzea.
capa22Para Tainá Cardoso Bitencourte, aluna de 3ª ano do CT em Agropecuária do CaVG, o dia de campo foi importante, pois possibilitou um maior aprendizado sobre as culturas apresentadas em sala de aula. Salienta ainda: “tive a oportunidade de conhecer na área do projeto novas cultivares de soja que foram desenvolvidas para possibilitar, por exemplo, resistência às doenças das culturas”.
Já Jordana Tessmer, aluna do 2º ano de Agropecuária, a qual teve a possibilidade de envolver-se no processo de irrigação do arroz nos dias de implantação dos politubos sente-se entusiasmada com sua participação no dia de campo, pois é um complemento às aulas teóricas. Além disso, menciona “tive a oportunidade de ver no campo as três culturas mais faladas pelos professores em sala de aula que é a soja, o arroz e o milho”.

Última atualização (Sex, 01 de Março de 2019 16:39)