Você está aqui: Página inicial > Notícias > Visita Técnica

Visita Técnica

No dia 26/08, estudantes dos cursos Técnicos em Vestuário (turma 306) e Alimentos (turma 305), Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Mestrado em Ciências e Tecnologias na Educação realizaram visita técnica, na cidade de Porto Alegre ao Museu das Comunicações Hipólito José da Costa e à Cooperativa Justa Trama.

• Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 16h52
  • Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2022, 09h53

A atividade foi coordenada pela profa. Fabíola Mattos Pereira (Área de Ciências Humanas e Sociais) e pelo prof. Vinícius Carvalho Beck (Área de Matemática). A visita técnica complementou os conteúdos e abordagens desenvolvidos nas disciplinas ministradas nos referidos cursos, reforçando a importância da interlocução e da aproximação entre as áreas do conhecimento, tão fundamentais à formação integral dos estudantes.
O Câmpus Pelotas - Visconde da Graça(CaVG)/IFSul foi muito bem recebido por ambas instituições. A integração entre estudantes e as intensas trocas de experiências foram os pontos altos da visita.

“Gostamos muito de conhecer a cooperativa Justa Trama, pois percebemos o quanto o mundo real/a prática vai além da parte teórica que aprendemos dentro das salas de aula. Foi também muito inspirador ver o sucesso de mulheres da nossa área (Vestuário), que apesar das dificuldades ao longo do percurso não desistiram e hoje conseguem fazer a diferença para muita gente”. (Estudantes da Turma 306, do Curso Técnico em Vestuário)

“Viajamos com a profª de Sociologia (Fabíola) e o prof. de Matemática (Vinícius) para Porto Alegre, onde conhecemos o museu da comunicação. Muitíssimo interessante, descobrimos como a evolução da tecnologia foi importante para ampliar e facilitar os meios de comunicação e como foi relevante para as lutas sociais. Ainda na capital, fomos conhecer uma cooperativa. A Justa Trama é um grupo de mulheres que começaram costurando uniformes, e hoje, já tem sua própria loja de roupas, se juntaram a outras cooperativas para criar a causa maravilhosa, a partir da utilização do algodão agroecológico, e que agora irão se unir a uma rede de lojas, em uma grande parceria. Podemos ver de perto e na prática o que aprendemos em sala de aula na teoria, e ficamos surpresos ao ver algo que parece ser tão distante e sonhador ser concretizado com êxito. Além da causa do algodão ser super interessante, a Justa Trama também ajudou diversas comunidades da região. Foi um ótimo passeio e saída técnica. Também ficamos super felizes por poder viajar com outros cursos e nos aproximarmos deles”. (Estudantes da Turma 305, do Curso Técnico em Alimentos)