Início | Notícias | Campus CAVG | Aluna do CaVG representará o IFSul no Desafio de Projetos, em Brasília

Aluna do CaVG representará o IFSul no Desafio de Projetos, em Brasília

imagem site 0318A aluna do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária, Ingrid Paula Miranda, foi convidada a representar o IFSul no VI Desafio de Projetos, que ocorrerá dentro das atividades do Conecta IF 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no período de 07 a 10 de agosto.

O Desafio de Projetos tem sua origem no ano de 2015, com o envolvimento direto da professora do CaVG, Elisabeth Stumpf, que atuou na Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFB, quando lá esteve em Cooperação Técnica por dois anos.

O principal objetivo da criação do Desafio de Projetos foi o de incentivar os estudantes dos cursos técnicos e de graduação do IFB à prática de elaboração e apresentação pública de projetos de pesquisa científica ou tecnológica, estimulando a capacidade de reflexão, a criatividade e o trabalho em equipe. Naquele ano, o tema por ela proposto foi “Tecnologias educacionais inovadoras: é assim que eu quero aprender”.

Desde então, o Desafio tem crescido e diversificado seus temas, sempre com a intenção de fomentar a integração entre estudantes na busca por soluções de problemas específicos. Em 2018, o tema "Meninas na Ciência" propõe a produção de protótipos de experimentos ou equipamentos para serem utilizados nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia do ensino médio. A proposta visa também buscar outras formas de incentivar a presença do sexo feminino na ciência e tecnologia, transformando o conceito em prática.

Com o apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, uma aluna representante de cada uma das 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o Brasil terão a oportunidade de participar do evento deste ano.

Ingrid foi escolhida pela professora Elisabeth Stumpf por seu perfil agregador e capacidade de comunicação e articulação no trabalho em equipe, características indispensáveis para o Desafio de Projetos. Elisabeth poderá acompanhar de perto o desempenho de sua ex-aluna e orientada de estágio obrigatório, já que estará no Conecta IF como palestrante na cerimônia de abertura da 8ª Semana de Produção Científica (SP8) do IFB, como ministrante de oficina na atividade Café com Ciência e ainda como avaliadora ad hoc de trabalhos de pesquisa e inovação que serão apresentados durante a SP8.

Elisabeth e Ingrid agradecem o entusiasmo e o apoio recebido da direção do CaVG, garantindo que representarão, com muito orgulho, o nome da Instituição.

Última atualização (Sex, 03 de Agosto de 2018 18:24)