Projeto Concertos Didáticos no Pampa chega a Pelotas com apresentação gratuita e aproxima música de estudantes do Rio Grande do Sul
Pelotas receberá, no dia 11 de setembro, o projeto Concertos Didáticos no Pampa, realizado pelo Latino-América Duo, formado pelos músicos Alexandre Simon e José Daniel. A apresentação ocorrerá no Mini Auditório 2 do IFSul – Câmpus CaVG, às 10h15, com entrada gratuita
O projeto tem como objetivo despertar entre os jovens do Ensino Médio o interesse pela música, apresentando o violão como protagonista da tradição brasileira e latino-americana. Além de Pelotas, os músicos também realizam concertos em Alegrete, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Dom Pedrito, Bagé, Santa Maria, Santana do Livramento, Jaguarão e Rio Grande.
Durante as apresentações, o público tem contato com um repertório variado de obras originais ou adaptadas para dois violões. O diferencial está no caráter didático: os artistas explicam as características das composições, os gêneros musicais envolvidos e informações sobre seus autores, sempre contextualizando a importância do violão na cena musical.
A iniciativa conta ainda com materiais digitais e registro audiovisual, elaborados pelos próprios músicos, que permitem que professores de diferentes escolas ampliem o trabalho em sala de aula. As ações, conteúdos e calendário do projeto podem ser acompanhados pelo Instagram oficial @concertosnopampa.
O projeto Concertos Didáticos no Pampa foi aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e recebe financiamento do Pró-Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, além da realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Criado em 2009, em Pelotas, o Latino-América Duo completou 15 anos de carreira em 2024, com trajetória marcada pela valorização da música instrumental brasileira, latino-americana e folclórica para dois violões. O duo já realizou apresentações no Brasil, América do Sul e Europa.
Em 2014, receberam o Prêmio Concertos Didáticos da Funarte e Ministério da Cultura, pelo projeto "Música Sem Fronteiras", que envolveu mais de dois mil estudantes de escolas da fronteira Brasil-Uruguai. Três anos depois, lançou seu primeiro álbum, "Latino-América Duo", indicado ao Prêmio Açorianos de Música. No mesmo período, realizou turnê em importantes salas e centros culturais do Uruguai, Argentina e Brasil. Em 2019, para marcar os dez anos de carreira, promoveu uma série de 15 concertos em Portugal.
Com essa iniciativa, o Latino-América Duo reafirma sua missão de democratizar o acesso à música instrumental e de valorizar a cultura latino-americana, aproximando novas gerações do papel da arte como ferramenta de formação e transformação social.
Redes Sociais