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PPGCITED/CAVG fortalece presença internacional no XV Congresso Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia e Gênero - Montevidéu, Uruguai

Docentes e discentes representaram o IFSul em evento ibero-americano sobre ciência, tecnologia e gênero

  • Publicado: Segunda, 29 de Setembro de 2025, 08h45
  • Última atualização em Segunda, 29 de Setembro de 2025, 08h51
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Entre os dias 16 e 18 de setembro de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED), do Câmpus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG/IFSul), marcou presença no XV Congresso Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia e Gênero, realizado em ontevidéu, no Uruguai. O evento reuniu pesquisadoras, pesquisadores, docentes, estudantes e ativistas de diversos países, promovendo reflexões sobre epistemologias feministas, ecofeminismos, políticas públicas, saúde, ciência de dados, sustentabilidade, inovação e experiências socioeducativas.

O CaVG foi representado pelo professor Dr. Maykon Müller e pela estudante Maribel Jorge Buss. Maribel apresentou o trabalho “Entre cientistas e o debate de gênero no ensino de Física: quais histórias não te contaram na escola?”, orientado pelo Prof. Dr. Maykon Müller e coorientado pelo Prof. Dr. Nelson Reyes Marques. A pesquisa discute a ausência de representatividade feminina na história da Física e suas implicações no ensino, propondo um olhar mais crítico e inclusivo para a área.

Além disso, o Prof. Maykon Müller apresentou resultados de outras duas pesquisas do PPGCITED/IFSul. O trabalho “Mapeamento teórico das produções acadêmicas sobre gênero nos Programas de Pós-Graduação no Sul do Brasil”, realizado pela mestranda Tayne Langoni Pereira, analisou dissertações, teses e produtos educacionais que incorporam a perspectiva de gênero, evidenciando avanços, mas também lacunas em políticas educacionais inclusivas. Já a pesquisa “Literatura infantil no Ensino de Ciências: Uma Ferramenta Cultural para o Debate de Gênero nos Primeiros Anos Escolares”, de Carolina da Motta Tavares, problematiza o estereótipo das Ciências como campo predominantemente masculino e defende a literatura infantil como recurso pedagógico para promover diversidade cultural e questionar desigualdades.

O congresso foi também um espaço de diálogo ibero-americano sobre inclusão e diversidade na ciência, fortalecendo redes de colaboração internacional. A participação do PPGCITED/CaVG reafirma o compromisso do IFSul em contribuir para a construção de uma educação científica mais justa, crítica e igualitária.

 

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