Edição 2025 - 2º FESTIVAL ESCOLAR DE XADREZ IFSul-CaVG
2º Festival Escolar de Xadrez reuniu 128 estudantes no IFSul-CaVG
Salão de jogos
Equipe campeã Colégio Pelotense: (A)
Equipe vice-campeã Escola Cassiano do Nascimento: (A)
Equipe terceiro colocada IFSul CaVG: (A)
Na última sexta-feira, 26 de setembro, o campus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG) do IFSul recebeu a segunda edição do Festival Escolar de Xadrez. O evento mobilizou 128 estudantes de 16 escolas de Pelotas e região, além de professores, familiares e equipe de organização. O número de participantes quase dobrou em relação à edição de 2024, demonstrando o crescimento da atividade.
O Festival é uma realização do projeto de extensão “Clube de Xadrez IFSul-CaVG”, coordenado pelo professor Rafael Peter de Lima e com a colaboração voluntária do estudante Josué Alves Lemos. A arbitragem foi conduzida pelos árbitros federados Agustin Jardel, Vagner Coimbra e Édison Caldeira.
Entre as instituições participantes estiveram o IFSul/CaVG, IFSul/Pelotas, I.E.E. Assis Brasil, Escola Caldas Jr (Turuçu), Escola Dr. Brum de Azeredo, Escola Cassiano do Nascimento, Escola Castro Alves, Escola Ministro Fernando Osório, Colégio Gonzaga, Escola Mário Quintana, Colégio Pelotense, Escola Santa Mônica, Colégio São José, Escola SESI, Colégio Alfredo Simon e Colégio Tiradentes.
Nos resultados por equipes, o Colégio Pelotense A conquistou o título de campeão, seguido pela Escola Cassiano do Nascimento A, vice-campeã, e pelo time do IFSul-CaVG A, que garantiu o terceiro lugar.
Nos tabuleiros individuais, os destaques foram:
-
1º tabuleiro: campeão César Ávila (Pelotense A)
-
2º tabuleiro: campeão Lucas Jahnke (Cassiano do Nascimento A)
-
3º tabuleiro: campeão João Lucas Esedin (Brum A)
-
4º tabuleiro: campeã Manuela Anderson (Pelotense A)
Mais do que os resultados, o Festival foi marcado pelo espírito esportivo, pela integração entre escolas e pelo ambiente de aprendizagem. Segundo os organizadores, a cordialidade e a participação ativa de todos foram fundamentais para o sucesso do evento, reforçando os objetivos de difusão do xadrez escolar e de fortalecimento da convivência comunitária.
Redes Sociais