Projeto de Extensão inter institucional
Professor Vinicius Pereira de Oliveira da Área de Estudos Sociais e Humanas do Câmpus Pelotas – Visconde da Graça, lançou no dia 8 de outubro o documentário "Maçambique de Osório", filmado e editado pelo folclorista Carlos Galvão Krebs em 1977/78 durante as festividades em louvor a Nossa Senhora do Rosário, em Osório (filmado originalmente em Super8 e restaurado e digitalizado mediante recursos de edital público de fomento à cultura).
A película retratou a antiga devoção do Maçambique, uma das tantas configurações brasileiras das tradições afro católicas denominadas também de congadas ou quicumbis e que se relaciona, em Osório, com a trajetória das comunidades negras litorâneas e com suas lutas por afirmação e liberdade. Frente a rara existência de registros audiovisuais sobre as práticas, saberes e culturas dos grupos populares do período, o documentário comporta um valor inestimável.
A exibição do documentário foi realizada junto aos maçambiqueiros durante as festividades de N. Sra. do Rosário deste ano. Após a exibição foi realizada uma oficina de memória, na qual os maçambiqueiros presentes nos presentearam com belas e fortes memórias sobre o passado e seus antepassados, mas também sobre a força de sua tradição representada pelas novas gerações que estão perpetuando esta bela manifestação negra e afro brasileira.
A atividade contou ainda com a colaboração da Rainha Ginga Francisca, do antropólogo Iosvaldyr Bittencourt Junior e de Cristina Krebs (neta de Carlos Galvão Krebs e grande guardiã de seu legado como folclorista).
A atividade fez parte do Projeto de Extensão inter institucional denominado "Maçambique de Osório: memórias e narrativas, uma parceria do professor Vinicius com o historiador Marcelo Vianna (IFRS - Campus Osório), o antropólogo Olavo Ramalho Marques (UFRGS - Campus Litoral Norte) e o historiador Rodrigo de Azevedo Weimer (APERGS e UFRGS).
Redes Sociais