Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Orientações e cuidados contra a dengue
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Orientações e cuidados contra a dengue

A Dengue é uma doença causada por um vírus que tem como vetor a fêmea do mosquito Aedes aegypti (significa “odioso do Egito"), sendo considerada infecciosa febril aguda, entretanto, também pode ser assintomática.

  • Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 14h46
  • Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 10h42
  • Acessos: 134

A Dengue é uma doença que tem como vetor o mosquito fêmea do Aedes aegypti (significa “odioso do Egito"). Atualmente, tem-se conhecimento de quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 –, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens.

A doença é considerada infecciosa febril aguda, entretanto, também pode ser assintomática. Na dengue clássica, o sintoma primário é febre alta (39° a 40°C), seguido de dor de cabeça ou nos olhos, cansaço ou dores musculares e ósseas, falta de apetite, náuseas, tonteiras, vômitos e erupções na pele (semelhantes à rubéola), tendo duração de cinco a sete dias. A dengue hemorrágica tem o sintomas inicias são semelhantes, no entanto há um agravamento em torno do quarto dia de evolução, com o surgimento de manchas vermelhas no corpo, dores articulares, em casos mais graves os sintomas podem agravar-se com vômito persistente, às vezes com sangue, sangramento nas gengivas ou nariz, dificuldade respiratória, confusão mental, entre outros. É de extrema importância a procura de atendimento médico imediato ao notar tais sintomas, sobretudo, em casos de presença de dor aguda no abdômen e/ou em casos de qualquer hemorragia ou roxão na pele.

Em 21 de dezembro de 2023 a vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS). Além da vacinação, o melhor método de prevenção é o controle dos vetores, sendo feito através de telas nas janelas e de repelentes, vedação de recipientes que podem acumular água, posteriormente virando criadouros de mosquitos, vedação de caixas de água, desobstrução de calhas, lajes e raios.

Fontes: Ministérios da Saúde e Instituto Fiocruz Minas

registrado em:
Fim do conteúdo da página