Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > CaVG - Acolhendo desabrigados e seus pets
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CaVG - Acolhendo desabrigados e seus pets

Desde a sexta-feira, de 10 de maio, o CaVG, tornou-se ambiente de amparo para famílias afetadas pelas enchentes que assolam o Estado gaúcho

  • Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2024, 10h04
  • Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2024, 10h55
  • Acessos: 525

Em 10 de maio de 2024, o Campus pelotas - Visconde da Graça passou a dispor de abrigo para até 140 pessoas. O prédio do alojamento do Campus foi cedido a Prefeitura de Pelotas para o recebimento de famílias em situação de vulnerabilidade.

O abrigo também conta com áreas específicas destinadas a receber animais acompanhados por tutoras/es, os quais também estão abrigados no CaVG.

O voluntariado no abrigo é composto por servidoras/es, colaboradoras/es e estudantes do IFSul, além de pessoas da sociedade civil.

Durante a tarde de terça-feira (21 de maio) haviam 43 famílias abrigadas, totalizando 106 pessoas, entre mulheres, homens, idosos e crianças, contando com uma estrutura acessível para Pcd's. As vagas no abrigo são destinadas a pessoas que residem nas áreas de risco, ou áreas que já estão alagadas.

Diariamente desenvolvem tarefas com os abrigados, tais como Vida Ativa, que são atividades físicas da Secretária de Educação e Desporto, Contação de história - Clube de Leitura, cinema com o grupo Cine Solidariedade. Também ocorrem os os atendimentos da saúde, contando com voluntários da psicologia, além de médicas/os e enfermeiras/os.

Além do abrigo, o Campus, juntamente a Reitoria do IFSul, desempenharam outras ações. Entre elas, a descaracterização de mais de 32 mil peças de vestuário, que contavam com blusas de modal feminina, camisetas masculinas, meias e cuecas, as quais foram distribuídas nas cidades de Guaíba, Lajeado e Pelotas. Também foram produzidas roupas íntimas femininas, atividade desempenhada por estudantes e servidoras/es dos cursos Técnico em Vestuário e Superior de Tecnologia em Design de Moda, com a produção sendo encaminhada para doação em abrigos. Por fim, foram destinados 47 colchões aos abrigos da cidade de Guaíba.