Parceria entre cursos da UFPel viabiliza produção de figos cristalizados para grupo de Economia Solidária de Pelotas
Iniciativa integra ensino, extensão e sustentabilidade, com a construção de um secador de cabine a partir de materiais reciclados para apoiar a produção de doces tradicionais pelotenses.
Uma parceria entre o Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria do Centro de Ensino de Ciências e Tecnologias (CaVG) e o Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) possibilitou a entrega de um secador de cabine destinado à elaboração de figos cristalizados para o grupo de produção alimentar 3LUs, vinculado à Associação das Vilas Reunidas FRAGET, em Pelotas.
A iniciativa foi viabilizada por meio da disciplina de Extensão na Agroindústria II, do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria do CaVG, ministrada pelos professores Marcelo Zafallon Peter e Ana Paula do Sacramento Wally, com a participação das estudantes Talita Lobo Ochoa e Ana Claudia Araujo de Lima. A atividade promoveu a integração entre os cursos, aproximando o conhecimento acadêmico das necessidades da comunidade e contribuindo para o fortalecimento da produção alimentar e da Economia Solidária no município.
O secador de cabine foi desenvolvido por estudantes do Curso de Engenharia Agrícola da UFPel e ministrado pela professora Gisele Ingrid Gadotti, foi utilizando materiais reciclados provenientes da UFPel e do CaVG. Além de dar uma nova utilidade a materiais reaproveitáveis, a construção do equipamento representa uma alternativa para apoiar o processamento de alimentos e incentivar práticas sustentáveis.
A entrega do equipamento atende a uma demanda do grupo 3LUs, que buscava ampliar suas possibilidades de produção e comercialização de alimentos. O objetivo das integrantes é participar de feiras locais e estaduais de Economia Solidária, oferecendo produtos que representem a identidade e a tradição de Pelotas.
Entre os produtos desejados pelo grupo estão os figos cristalizados, doce tradicionalmente apreciado pelo público e reconhecido como parte da cultura doceira pelotense. A produção desse alimento representa uma oportunidade para valorizar os saberes locais, diversificar a oferta do grupo e fortalecer a presença de produtos artesanais nas feiras e nos espaços de comercialização solidária.
A iniciativa demonstra como a articulação entre ensino e extensão pode contribuir para o desenvolvimento de soluções práticas para demandas da sociedade. Ao reunir estudantes, professores e integrantes de um grupo de produção alimentar, a parceria transforma conhecimentos acadêmicos em uma ferramenta de apoio à geração de renda e ao fortalecimento de iniciativas comunitárias.
Mais do que a entrega de um equipamento, a ação evidencia o papel da universidade pública na construção de alternativas sustentáveis e socialmente comprometidas, valorizando a produção local, a Economia Solidária e a tradição dos doces de Pelotas.
Redes Sociais