Você está aqui: Página inicial > Notícias > CaVG recebe equipamento desenvolvido por alunos do Curso Técnico em Mecânica, câmpus Pelotas

O equipamento visa auxiliar na produção de substratos para germinação de sementes.

• Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 17h38
  • Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 17h38

Desenvolvido no 1º  semestre de 2018 pelos alunos do Curso Técnico em Mecânica do câmpus Pelotas,  Luís Miguel Rosa Goulart, Matheus de Oliveira Fredo e Nicolas Jordon Almeida Soares, como trabalho de conclusão de curso, tornando-se objeto de pesquisa do estudante Jonatan Priebe Gehrke no semestre seguinte, o carbonizador tem como objetivo auxiliar na produção de substratos para germinação de sementes.

Através de contato entre os professores do CaVG com professores do CT em Mecânica, expressou-se a necessidade de um equipamento para carbonizar casca de arroz, já que o câmpus rebece doações das mesmas. Os resíduos são geralmente utilizados em jardins, considerados apropriados para germinação de sementes e para produção de mudas, além disso o objetivo é de empregar um resíduo agroindustrial bastante abundante na região.

Segundo a Professora Elisane Schwartz, além de reduzir os custos de aquisição de substratos o carbonizador será bastante útil para as aula praticas e projetos  "Pelotas possui muito engenhos e a casca de arroz geralmente é um resíduo que não tem finalidade. Com o equipamento, os nossos alunos vão poder utilizá-la como substrato para semear florestais, frutíferas e ornamentais e também para estaquia". Auxiliaram no projeto as professoras Elisane Schwartz e Elisabeth Stumpf do CaVG  e os professores do Câmpus Pelotas Luiza Schwartz Dias, Márcio Waltzer Timm e Marcos Saalfeld da Silva.

O equipamento foi recebido pelo Setor de Agricultura e está disponível para todos os cursos do câmpus, com foco principal no CT em Agropecuária e Meio Ambiente e CST em Viticultura e Enologia, Gestão Ambiental e CS de licenciatura em Ciências Biológicas, para que os professores e os alunos  possam fazer uso em suas aulas práticas e projetos.