Projeto ALPAPATO - Anna Laura Parques Para Todos
O parque tem objetivo de proporcionar lazer para crianças sem e com deficiências
O projeto ALPAPATO, Anna Laura Parques Para Todos, foi criado em homenagem a Anna Laura Petlik Fischer que, aos quatro anos, faleceu em maio de 2012. A iniciativa veio dos pais, Claudia e Rodolfo, com o objetivo de transformar a perda em uma iniciativa que ajudasse outras crianças.
O parque, inspirado em um modelo israelense, disponibiliza espaços integração, diversão e desafios pensados para atender principalmente crianças com dificuldades de mobilidade e/ou alterações sensoriais e intelectuais. O projeto reuniu arquitetos e terapeutas e primeiro parque foi inaugurado na AACD da Mooca - São Paulo, em janeiro de 2014.
Os sentimentos relacionados a perda, foram relatados pelo pai em pequenas histórias ilustradas por imagens, no livro Em Nome de Anna, lançado em dezembro de 2015.
Em Pelotas, a unidade ALPAPATO foi construída na área verde do Câmpus Pelotas - Visconde da Graça do IFsul e irá disponibilizar o local de lazer para diversas crianças da região. A inauguração acontecerá no dia 22 de agosto às 16h30, quando também ocorrerá o VI Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social, organizado pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), nos dias 22 e 23 de agosto.
Redes Sociais