Você está aqui: Página inicial > Notícias > 2º Encontro de Escolas de Enologia do Brasil

2º Encontro de Escolas de Enologia do Brasil

As duas amostras enviadas pelo CST em Viticultura e Enologia do CaVG receberam premiação nesta avaliação

• Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 08h55
  • Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 09h16
imagem sem descrição.

Evento que buscou promover a aproximação das escolas de Viticultura e Enologia, no IFRS de Bento Gonçalves, apresentou um cronograma com diversas atividades como palestras, minicursos, saídas técnicas e oportunizou a avaliação dos produtos elaborados por acadêmicos. A 1ª Seleção Nacional de Vinhos das Escolas de Enologia do Brasil – Safras 2018/19 contou com a degustação de enólogos, professores e representantes de todas as instituições envolvidas.

As duas amostras enviadas pelo CST em Viticultura e Enologia do CaVG, receberam premiação nesta avaliação:

Primeiro lugar na categoria “Vinhos Brancos não Aromáticos” com o vinho Trebbiano safra 2018. Este vinho branco foi elaborado na vinificação 2018 pelos alunos do curso, tendo o seu diferencial a vinificação com “criomaceração de 24 horas” em seguida passou por uma debourbage com auxilio de sílica ficando por 22 dias em fermentação alcoólica e após ocorreu a fermentação malolática. Ao término da segunda fermentação foi corrigido, clarificado e estabilizado. O vinho hoje possui coloração amarelo palha com reflexos dourados, aromas de frutas de polpas brancas maduras e em boca destaca uma acidez que evidencia o seu frescor.

Terceiro lugar na categoria “suco de uva tinto” com o Suco Bordô e Concord safra 2019. O suco foi elaborado pelos alunos do curso através do método de extração á vapor, com uso de panelas extratoras. Os sucos apresentam uma intensa coloração violácea, aromas frutados e com uma grande tipicidade e em boca ressalta um elevado frescor.

Os produtos foram elaborados nas disciplinas de Vinificação I, Vinificação II e Vinificação III, com uma metodologia interdisciplinar e de convivência com alunos das três disciplinas com diferentes níveis de conhecimento tecnico. Além da prática de elaboração, responsabilidade e proatividade incentivada aos alunos, as disciplinas fomentam insumos para aulas de todos os semestres do curso.

Parabéns alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, pela sua dedicação e pela qualidade dos produtos elaborados.