Você está aqui: Página inicial > Notícias > Proedu alcança projeção internacional

Proedu alcança projeção internacional

• Publicado: Terça, 23 de Novembro de 2021, 14h24
  • Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 14h28

O Proedu foi desenvolvido em por uma equipe que bem representa a capilarização dos Institutos Federais e seus câmpus em todas as regiões do Brasil com integrantes do CaVG, Câmpus Pelotas e Reitoria (IFSUL), Câmpus Avançado Zona Leste (IFRN), Câmpus Maracanaú (IFCE) além da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC). O Proedu foi idealizado como uma solução para armazenar, tornar público e compartilhar os Recursos Educacionais produzidos para a Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT) bem como viabilizar o uso, reuso e adaptação de Recursos Educacionais Abertos, valorizando a pluralidade e a diversidade da educação brasileira.

A história do Proedu começou em 2016, balizado por estes desafios e desde então o repositório vem recebendo o reconhecimento dos usuários no Brasil e no mundo em função da qualidade dos conteúdos nele depositados e da filosofia de conteúdo aberto adotada pelo projeto. O Proedu é um repositório de Recursos Educacionais Abertos (REA), sob licenças que permitem o reuso e adaptação de conteúdo para diferentes contextos.

De acordo com Raymundo Ferreira Filho, professor do Câmpus Pelotas - Visconde da Graça e Coordenador Nacional do projeto, o Proedu se propôs a atender as características da Rede EPCT bem como às necessidades de expansão e inovação na área de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, como política pública, estendendo a possibilidade de formação e atualização à população que atua ou atuará no mundo do trabalho.

Embora o repositório tenha sido inicialmente desenvolvido para atender a Rede EPCT nacional, o Proedu tem atendido demandas mundiais, o que se comprova por dados estatísticos de acesso ao sistema.

Os dados mostram que o Proedu já foi acessado a partir de 1370 cidades ao redor do planeta em 106 países do globo. Os dados ainda mostram que o Proedu tem mantido uma média de 300 mil usuários mensais ativos nos últimos 18 meses e um número de downloads de seus REA com uma média diária nunca inferior a 10 mil downloads diários neste período.

Neste último mês, entre os dias 2 e 22 de novembro o Proedu saltou de 11,19 milhões para 11,54 milhões de downloads, ou seja, 350 mil downloads em 20 dias, representando uma média diária de 17 mil downloads.

Desta forma, fica evidente a importância que o Proedu assume no cenário nacional e internacional compartilhando de forma pública e gratuita Recursos Educacionais de qualidade produzidos pela Rede EPCT e o CaVG faz parte desta história de sucesso.