Você está aqui: Página inicial > Notícias > Licenciaturas do CaVG estarão representadas no VIII ENALIC

Licenciaturas do CaVG estarão representadas no VIII ENALIC

Entre os dias 07 e 11 de dezembro de 2021, as alunas Elisabete Silva de Lima, Nathana Isabel Mattos Serrat, Tamara Bohrer Rickes e Tayne Langoni Pereira, Acadêmicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSul/CaVG, e bolsistas do PIBID/IFSul apresentarão trabalhos no VIII Encontro Nacional de Licenciaturas.

• Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 15h21
  • Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 15h22

Os trabalhos estão relacionados às suas ações no Colégio Estadual Cassiano do Nascimento (Pelotas – RS) que é uma das escolas vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFSUL. Orientadas pelo professor Cristiano da Silva Buss e supervisionadas pela professora Viviane Motta Costa, os projetos “Desenvolvimento de Maquete Didática com Materiais Reaproveitáveis: Ilustrando o Ensino de Citologia” das estudantes Tayne e Tamara e “Projeto de Ensino e Aprendizagem Horta Caseira – Cultivos em Garrafas pets” de Nathana e Elisabete serão apresentados na forma de relato de experiência e comunicação oral, respectivamente.

O VIII Encontro Nacional das Licenciaturas agrega também o VII Seminário do PIBID e o II Seminário do Residência Pedagógica e é um dos maiores eventos nacionais relacionados à formação de Professores. Com o tema “Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores”, o Encontro promoverá palestras, conferências e mesas redondas com os principais pesquisadores na área da docência além de minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos (https://www.enalic.com.br/index.php).

A comissão organizadora do evento salienta que “o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação”. Entre as pautas a serem debatidas estarão a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus novos itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia.