Você está aqui: Página inicial > Notícias > PIBID/IFSul promove o seminário "PIBID em tempos de pandemia: as dificuldades do ensino remoto"

O seminário, que acontece entre os dias 25/04 e 29/04, contará com palestras de professores e professoras de outras instituições, além das apresentações  e discussões dos trabalhos dos/as Pibidianos/as. A programação será transmitida de forma on-line, no canal do Youtube do PIBID/IFsul.

• Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 11h45
  • Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 15h59

Para marcar o encerramento do período de atividade de integração à prática da docência, o PIBID/IFSul promoverá o seminário "PIBID em tempos de pandemia: as dificuldades do ensino remoto". O evento acontece de forma on-line, do dia 25/04 ao dia 29/04, e pode ser acompanhado pelo canal do Youtube do PIBID/IFsul, disponível neste link.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência reúne alunos/as das licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física do câmpus Pelotas - Visconde da Graça, e do curso em licenciatura em computação e formação pedagógica para Graduados não Licenciados do câmpus Pelotas. O projeto, coordenado pelos professores Cristiano da Silva Buss e Márcia Rostas, é construído com participação ativa dos/as estudantes, que tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre a prática pedagógica, atuar em projetos com escolas conveniadas e analisar a legislação vigente. Com o período de isolamento social, todas as atividades realizadas pelo programa foram adaptadas para o modelo on-line, e, com isto, novas reflexões sobre o fazer pedagógico surgiram. A proposta do seminário "PIBID em tempos de pandemia: as dificuldades do ensino remoto" é justamente discutir as possibilidades e as experiências do uso de metodologias e ferramentas que possibilitaram a manutenção do ensino nas escolas durante a pandemia. O evento contará com a participação de palestrantes de outras instituições, que discutem o impacto social da pandemia e do uso de  e apresentações de trabalhos dos/as Pibidianos/as.

Confira a programação completa do seminário:

25/04/2022 26/04/2022 27/04/2022 28/04/2022 29/04/2022

Palestra:

"Do nascimento do PIBID/IFSul ao ensino na pandemia"
com o Prof. Dr. Christiano Nogueira

Palestra:

"A influência da pandemia na construção da identidade
profissional docente dos/as futuros/as professores"

com a Profª Drª
Regiana Blank Wille e Profª Drª Vanessa Caldeira Leite

Palestra:

"Tecnologias na educação: avanços/ranços na formação
de professores"

com a Profª Andreza Silva Areão

Palestra:

"A Socialização secundária, uma conciliação entre escola
e trabalho"

com Prof. Dr. Daniel Machado da Conceição

Palestra:

“Movimento Resiste, PIBID em luta!“

com:
- Gabriel Aguiar Mascarenhas - IFSul Pelotas / Licenciatura em
Computação / PIBID
- Letícia Lopes Felix - UFPel / Licenciatura em História / PIBID
- Luis Eduardo dos Santos Celente - UFPel / Licenciatura em Letras
Português e Inglês / Residência Pedagógica

20:00 Apresentação de Trabalhos  Apresentação de Trabalhos  Apresentação de Trabalhos  Apresentação de Trabalhos  Apresentação de Trabalhos