Você está aqui: Página inicial > Notícias > Projeto de extensão ‘Horta Ocupacional’ retoma atividades

Projeto de extensão ‘Horta Ocupacional’ retoma atividades

A iniciativa criada em 2014 é uma parceria entre o IFSul/CaVG e o Hospital Espírita de Pelotas.

• Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2022, 10h37
  • Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2022, 13h52

Nesta última sexta-feira (20), os professores Everton Maksud Medeiros (CT em Agropecuária) e Pablo Machado Mendes (CST em Gestão Ambiental), visitaram o Hospital Espírita de Pelotas (HEP) para dar continuidade ás atividades do projeto ‘Horta Ocupacional’, realizado em parceria com a instituição desde 2014.

A visita foi acompanhada pelos funcionários Beatriz Mechereffe, Marcelo Gali, Carlos Rogério Ramos e Angelita de Souza, que discutiram, junto aos professores, a retomada das atividades do projeto no hospital. Um novo local para plantio da horta também foi identificado durante a visita. Além do retorno da horta comunitária, foram firmadas novas parcerias para estágios e projetos na área ambiental, envolvendo as áreas de Gestão de Resíduos, Educação Ambiental, Tratamento de Esgoto. A realização dessas novas ações representam uma oportunidade para estudantes do curso técnico em agropecuária e meio ambiente que desejam realizar estudos e práticas na área.

Além de garantir refeições para a comunidade do hospital, o projeto ‘horta ocupacional’ promove processos terapêuticos e de integração entre os pacientes, que participam ativamente do cultivo dos alimentos. Para o professor Everton Maksud, coordenador do projeto extensão, a parceria com o hospital escola proporciona diversos benefícios, possibilidades e experiências. Comenta: o projeto possibilita para nossos estudantes a união da teoria com a prática, além de diminuir a evasão escolar devido às bolsas de extensão que recebem. Ações como esta também proporcional ao HEP uma atividade ocupacional para seus pacientes, além de resultarem em alimentos saudáveis para consumo da comunidade do hospital.